Aprenda a perder peso como os homens



Uma das coisas mais irritantes que as mulheres ouvem dos homens é “estou meio gordinho, tenho de maneirar na cerveja”. E pra piorar, muitas vezes com apenas essa atitude eles conseguem emagrecer o suficiente para entrar na calça jeans de um ano atrás. Não é justo, mas é assim que a natureza fez o corpo masculino: eles perdem peso mais rapidamente.



Primeiro, eles têm mais massa muscular, o que faz que queimem 30% mais calorias que nós, mulheres. O corpo feminino também é mais propenso a estocar energia – ou seja, mais gordura – e a flutuação hormonal durante o mês também pode levar a picos de comilança (especialmente chocolate).



Outra coisa: quando os homens vão à academia, é uma questão de honra aumentar o peso usado para a musculação toda semana. Normalmente as mulheres não se interessam muito nisso, com medo de ficarem musculosas.



Mas não é só uma questão do corpo. Os homens lidam de maneiras diferentes com algumas situações de estresse e acabam tendo certa vantagem psicológica. Abaixo alguns hábitos que devíamos copiar deles:



1. Eles não ficam desesperados por doces.



Tanto homens quanto mulheres têm momentos de compulsão alimentar. Mas enquanto você corre atrás de chocolates ou algo muito doce, eles procuram um belo e suculento filé, de preferência do tamanho do próprio sapato.
Uma pesquisa da Universidade de Cornell, EUA, comprovou que quando as mulheres têm esses picos de compulsão, elas procuram doces, enquanto os homens correm atrás de grandes quantidades de proteína, de preferência animal. Então vamos lá: da próxima vez que você quiser comer loucamente, por algum motivo, prefira alguma proteína, como um pedaço de queijo, ou mesmo uma cheesecake diet. Ou então coma algumas porções de amêndoas, que também são ricas em proteínas. Mas não exagere.



2. Eles se estressam menos quando fazem algo errado na dieta.



Ops, você cometeu um erro em um grande projeto. E agora? Se você é mulher vai acabar se culpando pelos erros e talvez coma mais do que devia para apaziguar suas emoções. Depois vai ficar tentando compensar a quantidade exagerada de comida ficando à míngua por alguns dias. Adivinhe? Eles ficam estressados, mas se comerem a mais não ficam nem um pouco culpados.
“Os homens, quando fazem algo errado na sua rotina alimentar, ficam tranquilos e logo depois voltam à rotina, sem grandes estresses”, diz Edward Abramson, da Universidade Estadual da Califórnia. Eles evitam o perfeccionismo: quando comem demais, comem um pouco menos nos dias seguintes, mas nada exagerado. Já as mulheres variam entre 0% e 100% em suas dietas: comem demais em um dia e depois só consomem água e salada tentando compensar a culpa. Essa variação repentina pode deixar seu organismo confuso e a dieta pode acabar não funcionando da forma adequada, dizem as pesquisas.



3. Eles levantam mais peso.



Alguns especialistas acham que as mulheres poderiam fazer treinos mais pesados na academia. “Quando o homem começa a frequentar uma academia ele sempre vai tentar fazer o exercício um nível acima do que lhe foi passado ”, diz Lou Shuler, especialista em educação física. O resultado: os músculos aparecem mais rapidamente e o corpo consome mais energia. Então vamos lá, deixe os pesinhos e as sessões rápidas de lado e tente passar para pesos maiores com sequências menores.



4. Eles não usam a comida como terapia.



As mulheres são duas vezes mais propensas ao binge (comer exageradamente em pouco tempo) quando estão se sentindo deprimidas, diz um estudo da Universidade de Minnesota, EUA. Além disso, as mulheres também têm o dobro de propensão para a depressão em relação aos homens. E pior, após um momento de binge, elas se sentem culpadas e mais deprimidas.
Os homens também podem desenvolver ambos – depressão e binge – mas eles não associam a comida com se sentir melhor. “As mulheres devem estar atentas a não fazer da comida uma compensação para uma situação ruim que aconteceu. Com isso, elas poderiam trocar um alimento por uma caminhada, por exemplo”, diz Gloria Arenson, psicoterapeuta da Universidade da Califórnia.



5. Raiva: eles focam seus estresses em outras coisas.



Os homens preferem descarregar sua raiva em atividades físicas e isso inclui polir o carro três vezes no mesmo dia ou desmontar o computador para instalar uma nova placa mãe que faz a mesma coisa que a anterior. As mulheres, muitas vezes, descontam em um pacote de bolachas, ou em um pote de sorvete. Então, imite-os, só que de forma mais inteligente: faça uma aula de spinning ou pegue aquele boneco de borracha na academia para socar por uma hora. Quanto mais formas de escapar da comida, melhor.



6. Ele tem tempo para si mesmo.



Aqui está outra razão por que os homens podem se estressar menos: eles dizem que querem um tempo para ficar sozinhos ou então somem para um happy hour com os amigos. Isso te irrita? Provavelmente sim. Mas ao menos eles ficam menos estressados. E você? Tem tempo para si mesma?



7. Eles comem de tudo, mas não muito.



Uma pesquisa austríaca sobre hábitos envolvendo dietas chegou à conclusão de que homens em programas de controle de peso muitas vezes não cortavam alimentos de suas refeições, mas preferiam comer menos daquilo que era considerado “proibido” no cardápio.
Já outra pesquisa sobre o tema, feita pela Universidade de Toronto, observou que as mulheres preferem se privar de certos alimentos e isso pode levar a um consumo excessivo desse alimento antes do início da dieta ou então durante os finais de semana (chamado efeito “última refeição”) ou a um sentimento de estresse e angústia enquanto não se pode comer esse determinado alimento.



Outra coisa: quando os homens sentem fome durante um período de dieta, eles se distraem. Já as mulheres costumam ficar pensando em não comer. São duas atitudes completamente diferentes, afirmam os pesquisadores.

-

Um comentário:

Beth disse...

Oi Kecia, bom estar aqui de novo! Sobre o último post, muito interessante.
Só que há aspectos que nós podemos perfeitamente nos adequar, depende de cada uma mesmo.
No item "Ele tem tempo para si mesmo", por exemplo! Quem faz o tempo para si mesma é a pessoa. Eu trabalho fora, tenho marido, filho, um mundo de coisas para pensar e resolver e faço o meu tempo para mim mesma, me permito largar o que for para ter o meu momento, seja para não fazer nada, seja para cuidar melhor de mim.
Happy Hour sim, se der na telha e valer a pena, bater perna no comércio sim, mesmo que seja dia de semana, não me aproprio de uma escravidão que não é minha, que não me pertence e que só me faria depois me sentir coitada e poder dizer "ele tem tempo para ele e eu não tenho para mim", sabe?
Bom para pensar, porque quem se acomoda numa situação de 'não dá' não sai mesmo do lugar. A gente rala pra caramba e nem sempre sai, imagina se entrar numa hem? hahaha
Beijos