A Importância da água na dieta

Qual a importância da água na nossa vida?




Muitas questões são constantemente levantadas quando se recomenda maior liberalidade no uso diário da água. Trouxe aqui as mais freqüentes que acredito também serem as suas e assim poderemos auxiliar nas suas duvidas.


A água é o elemento mais abundante na Terra e também aquele de que o nosso organismo mais necessita.
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água sendo assim a água torna-se Nutriente indispensável para nosso bem estar e saúde.

A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo.

Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças.

Que quantidade de água se deve beber?

A quantidade de água que se deve beber, depende da constituição física, do nível de atividade e da umidade do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina. Por tudo isto, os especialistas têm recomendado que se beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente.
Importante: é necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.

Com que freqüência se deve beber água?

Se você se considera uma pessoa saudável e não passa por qualquer situação de desidratação, pode usar sua sede como indicação de quando deve beber água, embora se acredite que quando você está com sede significa que já está em processo de desidratação. Assim sendo, seja consciente, durante o dia faça pequenas pausas para garantir sua ingestão de líquidos.

A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares.

Geralmente temos recomendado 1 a 2 copos ao levantar-se, e o restante distribuídos nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão.

Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida.
Existe contudo, uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente.

Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.

Outros líquidos podem ser considerados para que haja boa hidratação?

Na realidade, nem todo líquido ingerido durante o dia precisa ser a água, já que ela faz parte de 90 por cento da constituição do leite, sucos e outras bebidas. Lembre-se de não incluir nesta conta refrigerantes com cafeína e bebidas alcoólicas já que eles atuam como diuréticos aumentando a urina e a perda de líquidos.

Alguns alimentos também fornecem água direta e indiretamente. Aqui estão alguns exemplos:

. 1 fatia de pão - 38%
. 1 xícara (chá) de cenoura - 87%
. 1 batata assada com pele - 70%
. 1 filé médio de peito de frango - 65%


Em uma dieta balanceada é estimado que os alimentos sólidos fornecem em média 3 copos de água diariamente, mas, como é difícil saber exatamente esta quantidade, faça sempre sua contagem através dos copos de água atingindo assim seu objetivo.


Beba água, ela só vai fazer bem a sua saúde!

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1093



3 comentários:

Tágide disse...

Pois é de água que eu preciso.
Que coisa nunca tenho uma sede.
Obrigada pela visita, olha as minhas férias foram na ilha da Madeira, uma ilha portuguesa no Atlântico a umas 2 horas daqui de portugal.
Quando quiseres passear por estas bandas és sempre bem vinda

Beijufas

Priscila disse...

Oi Kécia eu quero participar sim...não precisa tirar o meu nome...adorei seu blog parabéns
Priscila
http://adeus.gordurinhas.zip.net

Danielle Balata disse...

Esse liquido é sagrado!!
Olha mesmo não sabendo o que anda acontecendo com você, pode ficar tranquila que eu vou rezar muito para que Deus te conforte da melhor maneira..

Beijos