Perigo: chegou o fim de semana!

Você faz sua lição de casa no quesito dieta durante toda a semana. Excelente aluna, só encara legumes, carnes brancas e frutas de sobremesa. Nota 10. Mas, quando o sol se põe na sexta-feira, começa aquele comichão...


FOTOS: SÍMBOLO IMAGENS


Claro, sentar-se com os amigos prevendo as delícias do sábado e do domingo, aproveitar o que resta da sexta-feira entre aperitivos e a geladinha... Nada disso tem importância nem vai estragar seu regime. Desde que, como pedem os próprios fabricantes da bebida de malte e cevada, em tudo haja moderação.

Ninguém precisa mergulhar numa piscina de cerveja, nem fazer acrobacias num prato de bacon e outras bobagens tão gordurosos que abatem a tiros de calorias qualquer intenção de emagrecimento. Verdade: nem a intenção resiste a uma porção de bacon. Ou de gorgonzola. Se for regado a azeite, então... E trate de passar batida diante dos doces cheios de chantilly, marshmallow ou chocolate que estão nas vitrines das doceiras. Segure a onda. Veja agora as recomendações que podem auxiliar na difícil tarefa de resistir, bravamente, às tentações do fim de semana, que não são poucas. Por ordem cronológica:

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENS

Hoje é sexta-feira
Pois viva a happy hour. Comece escolhendo um suco bem leve, para não matar a sede com uma bebida alcoólica, logo de cara. Sede a gente mata com líquidos não engordativos: uma limonada com adoçante, por exemplo.

Depois fique maneirando com o primeiro copo do danado o máximo de tempo possível. Cada chope de 350 ml tem cerca de 140 calorias. Faça suas contas e vá economizando. Troque o bolinho de bacalhau, frito (170 cal.), e o rissole de queijo (150 cal.) por 1 colher (sopa) de champignons, que tem cinco calorias, ou pepinos em conserva, com 11 calorias em 50 g (um, médio).


Sábado é dia de feijoada
FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSEm primeiro lugar, faça uma feijoada light. Ferva todas as carnes na véspera e leve à geladeira. No dia seguinte, a gordura estará branca. Retire-a inteiramente. Isso já deixará seu prato menos bombástico. Quando se servir, escolha entre o arroz e a farofa.

Nunca coma dois carboidratos na mesma refeição. Faça um prato pequeno, mas gostoso. E nada de temperos gordurosos: a feijoada fica deliciosa com pimenta.

E a vermelhinha ainda acelera o metabolismo...



Churrasco na veia
FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSParece que, a cada dia, surgem mais fãs do churrasco, esse irresistível vício gaúcho que já tomou conta do País, tchê. Pois bem. Nada de começar com a lingüiça, como é praxe por aí. Comece com frango, peixe, pedaços de maminha (148 cal. por 100 g) e fuja da picanha (212 cal. por 100 g) e das carnes mais gordurosas, como, por exemplo, costela assada (300 cal. por cerca de 80 g). O melhor companheiro do seu churrasco é o molho à vinagrete, com muita cebola, tomate picado, água, pimentão, se quiser, salsinha, gotas de azeite e, é claro, vinagre branco, o mais leve possível. Ataque-o!


espetinhos light
George Guimarães, nutricionista e diretor da clínica Nutriveg, de São Paulo, prefere legumes e frutas. Saiba a opinião dele:

O que o senhor colocaria nos espetos para evitar que o churrasco de fim de semana detone todo o trabalho de dieta da semana?

A carne pode ser substituída pela carne de soja ou ainda por vegetais como cebola, berinjela e pimentão. Assim a pessoa elimina a gordura animal, obtendo uma refeição bem mais saudável.

Qual seria a sobremesa servida, pelo mesmo motivo?
Salada de frutas, sagu com suco de uva (sem açúcar) ou qualquer fruta fresca. Sobremesas sem açúcar branco, em geral, têm menos calorias.


FOTOS: SÍMBOLO IMAGENS

Pizza, mania de brasileiro...
Claro, você não precisa ficar com a boca selada, olhando todo mundo comer a redonda e estragar sua noite de sábado.

Há maneiras e maneiras de encarar a melhor pizzaria do bairro. Veja o que ainda "cabe" na sua dieta: um pedaço daquela de mussarela, pura, tem cerca de 270 calorias; um pedaço da redonda de presunto light tem120. Peça com a massa fina e sem borda recheada e você vai economizar 30 calorias por fatia. Dispense o azeite e deixe de comer mais 10 calorias. Afinal, pizza é um prazer do qual nós não abrimos mão...


Domingo é dia...
FOTOS: SÍMBOLO IMAGENS...de macarrão com frango? Primeira observação: abra seu almoço com um imenso prato de salada de alface e outros verdes.

Só com gotas de azeite, pitadas de sal e aceto balsâmico. Sem pão!

Em seguida, coma sua parte do peito do frango, sem regá-lo de molho. Só na terceira vez que se servir, ataque o macarrão. Você já estará com meio caminho da refeição andado e, assim, com certeza, irá com menos sede ao pote. Dois pegadores serão suficientes. Se você duvida, tire a prova. O que comer a mais será por pura gula. De preferência, acompanhe essa deliciosa refeição com uma taça rasa de vinho. Vamos ser sinceros: precisa de mais para ser feliz?

Mais energia
É aí que mora o maior perigo. Você fica com aquela triste perspectiva da segunda-feira e começa a fazer preguiça no sofá da sala, imaginando que o chefe estará com a cara fechada, pedindo milagres... Então você precisa compensar com um pedação de chocolate, antes que seja tarde! Ou aquele doce em calda que sua mãe insistiu para que você trouxesse para casa. Esqueça! Sua única compensação poderá ser um refrigerante diet.

Já é um pequeno pecado, mas, dos males, o menor. E levante desse sofá, escove os dentes, desligue a TV, leia o jornal, faça uma paciência (no baralho), escute sua melhor música, dance, termine o fim de semana cheia de energia!

De sexta a domingo
Nota zero: "Vamos deixar um pote de sorvete no freezer porque pode chegar visita" (cuidado com o ataque à ele).

Nota zero: "Vamos comprar porções maiores de aperitivos e deixar a cerveja gelada, pois pode aparecer alguém..." (cerveja é tentação permanente).

Nota zero: "Vamos passear no shopping, lá deve ter alguma lanchonete de comidas dietéticas" (vá direto a um restaurante light, ou coma em casa. Não diga depois: "Não encontrei a lanchonete").


"leve com você um kit SOS"


Veja as boas idéias da nutricionista Camila Sanches, da Clínica Masci, em São Paulo, SP, em respostas bem criativas:

Quais os conselhos básicos que você daria para um paciente (de ambos os sexos) não detonar a dieta no fim de semana?


Basicamente, os mesmos cuidados tomados durante a semana devem se manter no fim de semana.

O comportamento alimentar é a palavra-chave. E ele envolve o planejamento das refeições, a mastigação, o tempo, os alimentos, etc. E você pode controlar isso sempre, independente do lugar, da comida oferecida ou das companhias.


1. Escolha suas refeições, começando pelos restaurantes onde possa optar por alimentos saudáveis para compor o cardápio.


2. Mas, se nos fins de semana você come em casa, esse também é um bom momento testar aquela receita que a nutricionista indicou ou que você pegou naquela revista.


3. Não tenha à mão um arsenal de guloseimas gordurosas e calóricas, tentação para qualquer mortal!

"KIT SOS": não saia de casa sem ele Carregue o kit nas bolsas para aplacar a fome nos lanches entre refeições principais ou até como substituto delas. Carregue sempre: barra de cereal, bolachas integrais, sucos em caixinha, vitamina em caixinha, leite de soja, chás, iogurtes desnatados, polenguinho, castanhas, nozes, amêndoas, frutas, bananas passas (com ou sem chocolate) etc.;

Qual é a melhor hora para fazer excessos se for impossível resistir?


Avalie a real necessidade. Caso não resista àquela sobremesa, procure consumi-la logo após o almoço, em pequena quantidade. Nesse dia, as outras refeições devem compensar isso. Dessa forma, tente fazer deste o único alimento calórico do dia.

http://dietaja.uol.com.br

Beijos e cuidado siga essas dicas e um otimo fim de semana!!!


Um comentário:

Danielle Balata disse...

Sabe Kécia, eu encaro o fim de semana como um dia normal, graças a Deus nunca tive problemas com ele.

Beijos