Ansiedade é uma das grandes vilãs da compulsão alimentar

Olá Bonitas!!!


Primeiro obrigada pelas visitas, é bom saber que tem alguém com agente.............mais vamos ao quer interessa, fim de semana posso dizer que foi legal sem muitos atropelos............

Mais hoje foi tudo horrível, nada de exercícios, nada de RA ...foram só duas refeições até agora e espero que fique só nisso, não foi a qualidade e sim a quantidade, mais como fazer para que isso não aconteça quando estou ansiosa por algo? tento me policia mais não tem jeito quando vejo já foi............... ai que chato;

Procurei alguma coisa sobre o assunto e resolvi posta para todos,

Beijos volto amanhã, espero melhor sem essa culpa toda.

Vencer a compulsão alimentar


Uma droga. Um vício em forma de bolos, tortas, arroz e biscoitos. A comida é uma inimiga e a cozinha, o caminho mais curto para se chegar ao fundo do poço. O mal tem nome: transtorno de compulsão alimentar. Faz vítimas, sem escolher: homens e mulheres, jovens ou não.
O primeiro sinal do distúrbio, na maior parte das vezes, é visível no corpo. A silhueta fica cada vez mais redonda e a balança acusa um ganho de peso contínuo.
Na verdade, os estudos sobre o transtorno de compulsão alimentar periódica são recentes. Os primeiros datam de 1994. Desde então, pesquisadores já descobriram, por exemplo, que os assaltos aos frigoríficos e despensas ocorrem a partir do fim da tarde e seguem noite adentro.

Uma das hipóteses para a preferência de horário é que o compulsivo tem mais privacidade em casa do que em outros locais, como o trabalho. Longe dos olhares dos colegas e de amigos, não passa vergonha por causa do exagero.

O traço mais marcante dos comedores compulsivos é a ansiedade e a tendência à depressão. São pessoas com sentimento de culpa, remorso, vergonha e solidão. A comilança descontrolada é causada, na maior parte dos casos, por distúrbios emocionais, e não adianta recorrer a regimes radicais.

O período de abstinência dura pouco, e um alimento tentador ou uma situação que mexa com as emoções pode desencadear a compulsão novamente.

Desconhecer o que acontece é derrota quase certa na balança. Como não emagrece, cresce a ansiedade, que leva a novos ataques de comilança. As invasões aos frigoríficos e despensas nunca são em busca de vegetais.

São sempre por alimentos ricos em carboidratos, como doces, massas, ou gorduras, como chocolates. Uma das hipóteses é que a ingestão desses alimentos possa, eventualmente, reduzir a ansiedade e a depressão, proporcionando um conforto momentâneo.

A obesidade associada ao transtorno de compulsão alimentar periódica tem solução: a psicoterapia e o uso de medicamentos, em alguns casos. A psicoterapia indicada é do tipo cognitiva comportamental, em que a pessoa identifica o que causa a compulsão e aprende técnicas para controlá-la.

O tratamento funciona, principalmente para obesos não acomodados com o problema e convencidos de que vale a pena mudar.

http://sermulher.mundopt.com/nutricao/vencer_compulsao_alimentar.html

2 comentários:

Unknown disse...

Jesus que lembrança horrorosa da minha epoca auge da compulsão... bjus!

Beleza Chic disse...

Muito bacana o seu blog!
E muito obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu!!! Vamos dividindo as nossas experiências.
bjs